Conselho do Idoso de Sertânia elege novos membros

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Sertânia elegeu os novos membros para o biênio 2022-2024. A eleição foi feita em formato on-line devido à pandemia do novo coronavírus. São seis membros titulares e seis suplentes. O Governo Municipal de Sertânia conta com três representantes: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Centro de Convivência do Idoso e Secretaria Municipal de Saúde.

Já as Organizações Não-Governamentais com três membros: o Albergue São Vicente de Paulo, a Casa do Ancião de Sertânia e a Associação Cultural Profissionalizante Mãos Amigas de Sertânia. Para a eleição das ONG’s foi lançado edital e os vencedores, posteriormente, eleitos em Assembléia Extraordinária.

O conselho está em pleno funcionamento, um trabalho de extrema relevância, pois dentro dele é trabalhada a Política de Assistência do Idoso, que visa, sobretudo, a proteção da pessoa idosa. O objetivo é promover uma melhor convivência do idoso com a comunidade, contribuindo para a sua participação, interação e autonomia. O município de Sertânia já conta com o Centro de Convivência do Idoso, o que faz necessário a existência de um conselho articulado como esse. Além disso, já existe a Lei do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

O Conselho é acompanhado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), que é órgão gestor das Políticas de Assistência Social do Município. Na SDSC são desenvolvidas ações para os idosos no Centro de Convivência do Idoso, uma parceria realizada por meio de controle social, através deste Conselho. Juntos podem propor, incentivar e apoiar a realização de ações, eventos, estudos e melhorias para a promoção, a proteção e a defesa dos direitos do idoso.

Enquanto política de assistência social, a SDSC está sempre disponível para somar forças em prol da população idosa do município, proporcionando uma melhor qualidade de vida através das ações e atividades ofertadas pelos equipamentos. A missão é desenvolver ações que estimulem um envelhecimento saudável e gerando sentimento de pertencimento e importância na família e na comunidade.