Ideb: ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.

O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática (entenda mais abaixo). Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 – mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi bem inferior a isso: 4,2.

Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório. Uma “nota” de 4,2 não chega sequer ao patamar que era esperado para o país em 2015.

Ideb 2019 mostra que ensino médio brasileiro não atingiu a meta de qualidade definida pelo Inep.  — Foto: Arte/G1

Ideb 2019 mostra que ensino médio brasileiro não atingiu a meta de qualidade definida pelo Inep. — Foto: Arte/G1

Quais estados cumpriram suas metas?

As escolas, municípios e estados têm também suas metas individuais, calculadas a partir de cada realidade socioeconômica. Elas podem ser maiores ou menores do que o esperado para a média do país (nota 5). No Amazonas, por exemplo, era 4; em Santa Catarina, 5,4.

Em 2019, de todos os estados, apenas Goiás alcançou o índice proposto (4,8).

Mapa mostra que apenas Goiás atingiu a meta do Ideb do ensino médio. — Foto: Arte/G1

Mapa mostra que apenas Goiás atingiu a meta do Ideb do ensino médio. — Foto: Arte/G1

Ranking de estados

O Inep traça médias individuais para os estados, justamente porque são situações heterogêneas – há regiões com maior índice de pobreza, por exemplo, que terão obstáculos maiores para melhorar a qualidade da educação.

Por isso, ao analisar um ranking nacional do Ideb, é preciso ter em mente que cada estado tem desafios próprios. A listagem é apenas para fins didáticos – o critério ideal de comparação é analisar quanto a região evoluiu nos últimos anos, em seus próprios índices, além de verificar se atingiu a meta definida pelo Inep.

O Espírito Santo, por exemplo, está em primeiro lugar, mas não cumpriu o índice esperado para 2019:

Ranking do Ideb de estados – Ensino médio

EstadoIdeb 2019Meta 2019
1- Espírito Santo4,85,3
2- Goiás4,84,8
3- Paraná4,75,2
4- São Paulo4,65,2
5- Pernambuco4,54,6
6- Distrito Federal4,55,2
7- Ceará4,44,9
8- Rondônia4,34,8
9- Minas Gerais4,25,3
10- Santa Catarina4,25,4
11- Rio Grande do Sul4,25,3
12- Mato Grosso do Sul4,24,8
13- Rio de Janeiro4,14,9
14- Tocantins44,7
15- Piauí44,5
16- Paraíba44,6
17- Acre3,94,8
18- Roraima3,95,1
19- Alagoas3,94,6
20- Maranhão3,84,3
21- Sergipe3,74,9
22- Amazonas3,64
23- Mato Grosso3,64,7
24- Rio Grande do Norte3,54,5
25- Bahia3,54,5
26- Pará3,44,4
27- Amapá3,44,5

Fonte: Inep

Redes estaduais

Analisando apenas as escolas estaduais, responsáveis por mais de 97% das matrículas da rede pública no ensino médio, o resultado de 2019 foi 0,4 ponto maior que de 2017. Apesar do avanço, a meta estipulada para esses colégios não foi cumprida.

O Ideb nacional das escolas estaduais brasileiras foi de 3,9 – sendo que o objetivo era atingir 4,6. Nas metas individuais, apenas os colégios das redes de Pernambuco e de Goiás ultrapassaram o índice proposto.

Desigualdade social

Os números evidenciam a desigualdade entre as regiões. Ao fazer o recorte por município, 39,4% das cidades do Norte e 21,1% das do Nordeste têm Ideb muito baixo (menor que 3,1) nas escolas estaduais. No Sudeste, apenas 2% dos municípios apresentam um índice tão preocupante.

Porcentagem de municípios com Ideb 2019 muito baixo (escolas estaduais/ensino médio)

Regiões% de cidades com Ideb muito baixo (inferior a 3,1)
Norte39,4
Nordeste21,1
Sudeste2,0
Sul2,9
Centro-Oeste11,4

Fonte: Inep

O abismo é grande também na comparação entre escolas públicas e privadas. Na rede particular, responsável por 12,2% das matrículas de ensino médio do país, o Ideb foi de 6. Na rede estadual, um patamar muito mais baixo: 3,9.

Ideb 2019 no ensino médio – escolas públicas x privadas

Redes de ensinoIdeb 2019
Escolas particulares6,0
Escolas estaduais3,9

Fonte: Inep

Informações: G1

Deixe um comentário