Mais do mesmo: Centrão fica com a presidência do FNDE

O governo do presidente Jair Bolsonaro nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte,  para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira(1), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

Nas últimas semanas, o presidente Bolsonaro passou a negociar cargos do governo com partidos da Câmara, em especial com os que fazem parte do Centrão. Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dncos) foram entregue a nomes indicados pelo grupo.

O Centrão reúne partidos de orientação de centro-direita, como o PP de Ciro Nogueira. Pela quantidade de deputados que possui, pode ser decisivo em votações no Congresso. Bolsonaro quer construir uma sustentação política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.

Deixe um comentário