Programação intensa na Alepe para marcar o Dia Internacional da Mulher

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove a partir da próxima segunda-feira (11) uma semana de atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 8 de março. O “1º Fórum Alepe Mulher” acontecerá de segunda (11) à sexta-feira (15), no auditório Sérgio Guerra, sede da Assembleia, das 9 horas ao meio-dia.

Durante uma semana, palestras com especialistas nas áreas de educação, mercado de trabalho, saúde mental, legislação, direito e política serão oferecidas gratuitamente às mulheres pela Assembleia Legislativa.

Além das palestras, a programação do Fórum inclui oficinas e cursos de captação de recursos, oratória, entre outros temas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link: 1° Fórum Alepe Mulher | 2024 (even3.com.br)

O painel que abordará o “Enfrentamento à Violência” contará com a participação da primeira mulher beneficiada pela Lei Maria da Penha, Cileide Cristina da Silva. “Pela minha experiência, o que eu tenho a dizer para as mulheres é que não se calem. Não acreditem na promessa de seus companheiros de que eles vão mudar, porque não passa nunca, só piora. Hoje os policiais estão mais preparados para receber esse tipo de denúncia. O mundo inteiro está se mobilizando em torno da violência contra a mulher, não estamos mais sozinhas”, ressalta Cileide.

ABERTURA

A solenidade de abertura do “Fórum Alepe Mulher”, na segunda (11), contará com as presenças de integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e das deputadas estaduais Dani Portela, Rosa Amorim, Simone Santana, Delegada Gleide Ângelo, Socorro Pimentel e Débora Almeida. As parlamentares estão à frente da organização do evento e se dividirão nas presidências das mesas de debate.

“O debate sobre a importância das mulheres nos espaços de poder, sobre as condições de atuação na política e no mercado de trabalho, ainda precisa ser reiterado para que efetivamente possamos avançar em nossa sociedade”, defende a deputada Dani Portela.

“A luta por uma maior participação das mulheres na política é diária. Para se ter uma ideia dessa dificuldade, eu sou a primeira presidente da Comissão de Finanças na história da Alepe”, pontua a deputada Débora Almeida.