Secretaria de Saúde de Sertânia realiza audiência do 2º quadrimestre de 2021

Para assegurar a transparência das ações do Governo Municipal de Sertânia, a Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (05/10), na Câmara de Vereadores, a audiência pública da pasta referente ao 2º quadrimestre de 2021, para prestação de contas à população das ações realizadas a fim de melhorar a saúde dos sertanienses. Os números de atendimentos e procedimentos apresentados são referentes ao período de maio a agosto.

Entre os destaques apresentados estão os mais de 3 mil atendimentos realizados por dia nas 10 UBSFs e pontos de apoio. Foram feitos 29.814 procedimentos pela Atenção Básica, entre curativos, administração de medicamentos, citológicos e outros.  Houve ainda evidência para a ampla cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde.

Também foram feitos 7.656 procedimentos odontológicos nas UBSFs; 1.346 consultas e procedimentos no ambulatório de odontologia do Centro de Saúde; e 1.673 no CEO.  No Centro de Saúde da Mulher e da Criança aconteceram3.666 consultas de várias especialidades médicas. Já a Farmácia Básica do município atendeu 24.474 usuários. O CAPS realizou 1.218 atendimentos multiprofissionais. 

O Hospital Maria Alice Gomes Lafayette fez 42.948 produções ambulatórias, entre exames laboratoriais, consultas, radiologia e outros. Com relação ao Programa Nacional de Imunização (PNI) a ênfase foi para o eficiente trabalho na campanha de vacinação contra a Covid-19, onde até a última sexta-feira (01/10) o município tinha recebido 34.298 doses e aplicado 34.288.

“Muito importante esse momento, onde podemos apresentar, discutir e refletir sobre o que podemos melhorar no nosso sistema de saúde. Ficamos felizes com os resultados apresentados não só nesses quatro últimos meses, mas também ao longo de toda a gestão, que tem se dedicado a trazer qualidade de vida para a população”, disse o Secretário de Saúde Interino, Neto Cajueiro.

A ação cumpre a Lei Complementar 141/2012, que determina que as secretarias de saúde façam uma audiência pública a cada quadrimestre expondo as atividades desenvolvidas, os gastos e as aplicações dos recursos.