Sertânia abre “Mês da Primeira Infância” debatendo Políticas Públicas para a 1ª Infância

Na manhã desta sexta-feira (06.08) a Prefeitura de Sertânia abriu a programação do “Mês da Primeira Infância”, na Escola Municipal Presidente Vargas. O tema foi “Políticas Públicas da Educação Infantil Voltadas às Crianças de 0 a 6 anos – Programa Criança Alfabetizada (PCA) e Prosinha”, discutido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento faz parte das ações que estão sendo realizadas em prol da conquista do Selo Unicef, ao qual o município aderiu e está participando.

O Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, participou da composição da mesa e destacou a importância desse trabalho em unidade para que o município saia exitoso e conquiste o Selo. “É um trabalho de cidadania, de formação, é um trabalho de união que vai levar Sertânia para um grande resultado. Vemos que as ações voltadas para as crianças na primeira infância estão sendo muito bem conduzidas, com compromisso e dedicação de todos os envolvidos”, disse.

A programação é coordenada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Educação e de Saúde, que são as responsáveis pelo Selo Unicef em Sertânia. O objetivo é discutir a Educação Infantil na perspectiva das políticas públicas, a fim de promover e divulgar ações já consolidadas no município, visando uma consciência social dos programas educacionais destinados à Primeira Infância.

“Sertânia vem fazendo um investimento alto e necessário na Educação Infantil, que é a base que dá sustentação a aprendizagem da criança. Estamos propondo um fortalecimento nas ações da primeira infância e tenho certeza que vamos conquistar o Selo Unicef”, disse a Secretária de Educação de Sertânia, Simoni Laet.

“Nós estamos iniciando um percurso rumo ao Selo Unicef e sabemos que será uma grande caminhada. No entanto, a nossa equipe, que é formada por três secretarias – Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, está trabalhando de maneira empenhada, focada e com bastante leveza. Desde o momento que conseguimos a adesão ao Selo, fizemos o nosso plano de metas: promover discussões e ações que possam garantir o direito à educação de qualidade, à saúde, a participação social e a proteção contra a violência para crianças e adolescentes”, disse o Articulador Geral do Selo Unicef do município, Marivaldo Omena.

A programação ainda discutirá o Programa Criança Feliz no dia 12/08, as “Práticas Preventivas para a Educação Infantil: CREAS” no dia 19/08, a realização do “Teatrinho de Libras – Olhar para as Diferenças” no dia 27/08 e debaterá o Programa Mãe Coruja finalizando a programação no dia 31/08. O encontro contou com as presenças dos articuladores do Selo Unicef no município.